Grécia aprova orçamento de 2017 que prevê crescimento económico de 2,7%
O Parlamento grego aprovou hoje o orçamento para 2017, que prevê o regresso do país ao crescimento depois de sete anos de recessão, mas também inclui novas medidas de poupança e aumento de impostos.
© Reuters
Mundo Alexis Tsipras
A lei foi aprovada com os votos da coligação governamental de esquerda liderada pelo Syriza e pelo partido nacionalista Gregos Independentes e contou com os votos contra de toda a oposição.
No discurso de encerramento depois de cinco dias de debate, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, afirmou que o próximo ano é o princípio do "otimismo" e do "crescimento económico", numa alusão aos 2,7% de expansão da riqueza prevista pelo Governo.
Recuperando o discurso com ênfase na vertente social, Tsipras lembrou os 300 milhões de euros adicionais que vão ser canalizados para a saúde e educação, depois na semana passada ter anunciado um 'bónus' de 617 milhões de euros a 1,6 milhões de pensionistas que ganham menos de 850 euros por mês, ao arrepio dos credores internacionais.
A Grécia espera crescer 0,3% este ano, um objetivo que muitos analistas consideram otimistas, mas que o Executivo espera alcançar, graças ao aumento de mais de 9% dos investimentos e de um crescimento de 5,3% das exportações.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com