Paquistão testa míssil com capacidade nuclear e alcance de 700 km
O Paquistão testou hoje com sucesso o seu míssil de cruzeiro Babur, que pode transportar ogivas nucleares e tem um alcance de 700 quilómetros, suficiente para atingir Nova Deli, numa altura de tensão com a vizinha Índia.
© Reuters
Mundo Cruzeiro
O Babur tem capacidade para transportar diferentes tipos de ogivas nucleares e pode alcançar "com alta precisão" objetivos no mar e em terra localizados a 700 quilómetros de distância, informou em comunicado o departamento de relações públicas do exército paquistanês (ISPR na sigla em inglês).
Segundo o comunicado, o míssil, desenvolvido no país asiático, está equipado com tecnologia de navegação de última geração.
"O Babur é uma importante força multiplicadora para a estratégia de defesa do Paquistão", adianta.
O chefe do Estado-Maior do Exército, o general Zubair Mahmood Hayat, que assistiu ao ensaio, assinalou que este "fortalece a capacidade de dissuasão" do Paquistão.
O teste foi realizado no contexto de uma escalada de tensão entre o Paquistão e a Índia, que nos últimos meses se têm confrontado na sua fronteira de facto, com um balanço de dezenas de mortos, civis e militares.
A crise entre os dois países começou em setembro após uma ação de rebeldes paquistaneses que matou 19 soldados indianos, à qual Nova Deli respondeu com ataques cirúrgicos na fronteira e com uma campanha diplomática contra Islamabad.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com