China deseja ter "cooperação próxima" com António Guterres
O Governo chinês disse hoje desejar ter uma "cooperação próxima" com António Guterres, o novo secretário-geral das Nações Unidas, que assume oficialmente o cargo no dia 1 de janeiro.
© Reuters
Mundo Ligação
"Desejamos ter uma cooperação próxima com o senhor Guterres e desenvolver as relações entre a China e a ONU", afirmou em conferência de imprensa Hua Chunying, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.
Hua, que considerou Guterres "altamente experiente e capaz", recordou que o português visitou a China em finais de novembro e "alcançou consensos importantes", durante as reuniões que manteve com os líderes do país.
"Esperamos e acreditamos que o senhor Guterres vai liderar a ONU no sentido de cumprir com as obrigações escritas na Carta das Nações Unidas, e utilizará a sua influência para preservar a paz mundial, promover o desenvolvimento comum e a cooperação global", disse.
A porta-voz ofereceu o apoio do Governo chinês ao novo secretário-geral da organização.
"Vamos apoiar firmemente as Nações Unidas, praticar o multilateralismo e salvaguardar a ordem internacional, com base na Carta das Nações Unidas", afirmou Hua.
O antigo primeiro-ministro de Portugal foi eleito, em outubro passado, como próximo secretário-geral da ONU, cargo que assume oficialmente em 1 de janeiro, sucedendo ao sul-coreano Ban Ki-moon.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com