A polícia turca divulgou, esta segunda-feira, um vídeo gravado pelo atirador que provocou a morte a 39 pessoas, em Istambul, na madrugada da passagem de ano.
As imagens foram captadas pelo suspeito na praça Taksim, um local emblemático na cidade, antes de perpetrar o atentado terrorista (o momento não foi especificado). O homem, vestido de preto, filma-se a si próprio e mostra o que o rodeia.
Segundo o Mirror, o vídeo foi difundido pela polícia um dia após o ataque ser reivindicado pelo Estado Islâmico. O protagonista ainda não terá sido identificado pelas autoridades, mas estas admitem estar perto de conhecer a sua identidade.
As primeiras informações veiculadas dão conta de que o suspeito será natural do Uzbequistão ou do Quirguistão, mas há agora novos indícios de que este possa ser oriundo de Xinjiang, na China.
Abdullah Agar, um especialista em terrorismo que viu as filmagens do ataque, não tem dúvidas ao afirmar que o atacante terá recebido treino militar e que se revela alguém “determinado, fiel, prático, de sangue frio e que sabe obter resultados”.
“Provavelmente já disparou em zonas de conflito. Ele não hesitou em disparar sobre pessoas inocentes. É um verdadeiro assassino”, explicou o especialista.