Venezuela investiga se Odebrecht pagou subornos no país
O Ministério Público venezuelano anunciou hoje a abertura de uma investigação para determinar se funcionários do Governo de Caracas receberam subornos da empresa construtora brasileira Odebrecht.
© Getty Images
Mundo Construtora
O anúncio foi feito pela Procuradora Geral da República, Luísa Ortega Díaz, no programa radiofónico "Em Sintonia com o Ministério Público", transmitido pela emissora estatal Rádio Nacional da Venezuela.
"O Ministério Público enviou uma carta rogatória ao Ministério Público da República do Brasil, a fim de que seja remetida uma cópia certificada da delação que ofereceu Marcelo Odebrecht (presidente da Odebrecht), assim como qualquer outra diligência que curse nesse expediente", disse.
Segundo Luísa Ortega Díaz, as autoridades venezuelanas vão solicitar às autoridades brasileiras, que permitam que um procurador da Venezuela se desloque ao Brasil para interrogar Marcelo Odebrecht e outra pessoa vinculada com o caso.
A Venezuela pretende determinar se estão concluídas ou não obras contratadas à Odebrecht, qual o destino do dinheiro pago pelas mesmas e confirmar ou não se alguns funcionários públicos venezuelanos receberam dinheiro com essas negociações.
Segundo a imprensa venezuelana, um relatório do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, divulgado a 22 de dezembro de 2016, dá conta que entre 2006 e 2015, funcionários venezuelanos e intermediários, teriam recebido 98 milhões de dólares (91 milhões de euros) de subornos da construtora brasileira, para obter contratos de obras públicas.
Em março de 2016, o presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, foi condenado a 19 anos de prisão por delitos relacionados com corrupção e branqueamento de capitais, entre outros.
Desde 1992 que a Odebrecht está presente em obras e serviços na Venezuela.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com