Síria: Negociações de paz em Genebra adiadas
As negociações de paz sobre a Síria, que decorrem sob a égide da ONU, foram adiadas para 20 de fevereiro, anunciou hoje no Conselho de Segurança o enviado especial das Nações Unidas para aquele país, segundo diplomatas.
© Reuters
Mundo Diplomatas
Staffan de Mistura explicou, numa reunião à porta fechada, que o adiamento dará tempo à oposição síria para se preparar e permitirá que as negociações sejam mais abertas, indicaram dois diplomatas à agência France Presse.
As negociações em Genebra estavam previstas para começar a 8 de fevereiro, depois de a Rússia, o Irão e a Turquia terem organizado contactos a semana passada na capital do Cazaquistão, Astana, para reforçar um cessar-fogo na Síria.
Durante as negociações em Astana, a Rússia, o principal aliado do regime sírio, apresentou um projeto de constituição à oposição, que foi rejeitado pelos grupos rebeldes.
As anteriores negociações em Genebra, patrocinadas pela ONU, falharam devido a divergências sobre a transição em Damasco e um possível afastamento do presidente Bashar al-Assad.
A Turquia, que apoia forças rebeldes, já admitiu pela primeira vez que um acordo de paz que exclua Assad do poder pode não ser possível.
O Conselho de Segurança reuniu-se hoje à porta fechada para ouvir um relatório de Staffan de Mistura sobre a preparação das negociações de Genebra, depois das potências ocidentais terem questionado durante semanas o propósito das conversações de Astana e alertado para o facto de poderem marginalizar as de Genebra.
Os convites para as negociações de Genebra serão enviados no dia 8 de fevereiro, disse De Mistura na reunião, de acordo com diplomas.
Mais de 310.000 pessoas morreram em perto de seis anos de guerra na Síria.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com