Ex-soldado chinês retido na Índia desde 1963 autorizado a visitar a China
Um ex-soldado chinês retido na Índia desde 1963 - quando foi preso na sequência do fim da guerra entre os dois países - foi autorizado a visitar a sua terra natal, mais de 50 anos depois.
© iStock
Mundo Nova Deli
Uma fonte oficial indiana, citada pela agência de notícias espanhola EFE, anunciou hoje o ex-soldado chinês, Wang Qi, viajará em breve à sua terra natal, acompanhado pela sua família.
A insólita história do soldado chinês foi noticiada no mês passado na imprensa indiana e, desde então, o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem vindo a trabalhar para "regularizar" a permanência de Wang Qi na Índia e para fornecer-lhe os documentos necessários para poder visitar os seus familiares chineses.
Pouco depois de terminar a guerra entre a Índia e a China (de outubro a novembro de 1962), Wang Qi cruzou a fronteira inadvertidamente e foi detido pelas forças armadas indianas, que o mantiveram retido durante seis anos.
Após a libertação, o antigo soldado chinês instalou-se numa aldeia no Estado indiano de Madhya Pradesh (centro do país), casou-se com uma indiana e começou uma nova família, sem que desde então tenha conseguido a autorização necessária para poder visitar o país onde nasceu.
De acordo com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, os passaportes de Wang Qi e respetiva família - filho, filha, nora e neto - serão enviados ainda hoje, para que possam iniciar a sua viagem.
"Estamos a trabalhar com a Embaixada chinesa em Nova Deli e a Embaixada indiana em Pequim para termos a certeza de que todas as formalidades são cumpridas e todos os preparativos estão em marcha", afirmou o porta-voz, Vikas Swarup.
O conflito entre a China e a Índia durou pouco mais de um mês, terminando com a vitória das forças chinesas e iniciou uma longa rivalidade entre os dois gigantes asiáticos, alimentada pelo apoio chinês ao Paquistão, rival de Nova Deli.
O motivo principal da guerra foi a fronteira nos Himalaias, local de violentos confrontos fronteiriços desde a insurreição tibetana em 1959.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com