Rio mudou de cor e assustou espanhóis. Mas há uma explicação
Habitantes das margens do Valira, na região da Catalunha, assustaram-se ao ver que as águas estavam de cor... verde fluorescente.
© Facebook/Albert Batalla
Mundo Andorra
O rio Valira, em Espanha, assustou 'nuestros hermanos' na manhã desta quinta-feira, mudando de cor: ficou, durante algumas horas, completamente verde.
Os habitantes da região, na Catalunha, estranharam quando viram as águas do rio daquela cor. O governo de Andorra informou, entretanto, que o corante usado naquelas águas é "biodegradável, inócuo e não é tóxico".
Na realidade, explicou o autarca de Seu d'Urgell, Albert Batalla, no seu Facebook, a cor do rio explica-se pelo facto de terem sido feitos testes naquelas águas que, no ano anterior, causaram um surto de gastroenterite, em Barcelona, por culpa de um vírus.
Os testes feitos agora têm como objetivo prevenir que tal situação volte a acontecer. "Insisto que não é um produto tóxico, que não tem qualquer impato na saúde humana ou do rio e que, nas próximas horas, deve desaparecer", frisou Albert.
L'aigua del riu Valira baixa colorada de verd. Segons el Govern, es tracta d'unes proves a la font d'Arinsal i NO és tòxic. pic.twitter.com/0YxUbEKI93
— Comú Sant Julià (@comusantjulia) 2 de março de 2017
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com