Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Pelo menos 23 civis mortos em bombardeamento perto de Al Raqa

O número de vítimas dos bombardeamentos realizados por aviões alegadamente da coligação internacional, liderada pelos EUA, perto da cidade síria de Al Raqa subiu para 23, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Pelo menos 23 civis mortos em bombardeamento perto de Al Raqa
Notícias ao Minuto

12:45 - 09/03/17 por Lusa

Mundo Coligação

Entre os mortos no bombardeamento realizado na localidade de Al Matab, controlada pelo grupo radical Estado Islâmico, há oito crianças e seis mulheres, segundo o Observatório, que disse que a maioria das vítimas pertencem a uma mesma família.

A Organização não-governamental também referiu a existência de feridos, incluindo alguns em estado grave, mas sem precisar números.

Desde o início das operações da coligação internacional, em setembro de 2014, morreram pelo menos 890 civis, entre eles 212 crianças, devido aos bombardeamentos, segundo uma contagem do Observatório.

A ONG reiterou na terça-feira o pedido à coligação internacional para ter cuidado com os bombardeamentos nas zonas urbanas como Al Raqa, porque "não há justificação" para matar civis.

Os Estados Unidos apoiam também, com cerca de 500 efetivos de forças especiais, as Forças da Síria Democrática (FSD), milícias lideradas por curdos, que desenvolvem a operação 'Ira do Eufrates' desde novembro passado com o objetivo de isolar a cidade de Al Raqa, a "capital" do grupo Estado Islâmico.

As FSD estão a uns oito quilómetros de Al Raqa e recentemente conseguiram cortar várias estradas que ligavam esta cidade com outras sob o controlo dos radicais, como Deir al Zur.

Segundo fontes de Defesa norte-americanas citadas pelo diário The Washington Post, os Estados Unidos começaram a destacar efetivos dos fuzileiros como reforço para o assalto a Al Raqa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório