Paz entre israelitas e palestinianos "ainda é possível"
A paz entre israelitas e palestinianos “ainda é possível”, disse hoje o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas (à esquerda na foto), elogiando os esforços dos Estados Unidos para reiniciar as negociações, congeladas há quase três anos.
© DR
Mundo Mahmud Abbas
Num discurso no Fórum Económico Mundial na cidade de Al-Shunah, nas margens do Mar Morto, na Jordânia, Abbas apelou a Israel para “pôr fim à ocupação das terras” palestinianas, evacuar os colonatos e libertar os presos palestinianos.
“É isso que vai permitir a paz e garantir a nossa e a vossa segurança”, disse Abbas, citado pela agência France Presse.
O líder palestiniano elogiou os esforços para reiniciar o processo de paz feitos pelo chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, que na semana passada fez mais uma visita à região, a quarta desde que tomou posse, em fevereiro.
“Recentemente, vimos ações concretas e tentativas tangíveis para retomar o processo de paz através dos esforços do secretário de Estado Kerry e isso dá-nos esperança”, disse.
Na sexta-feira, John Kerry instou israelitas e palestinianos a tomar “decisões difíceis” para reiniciar as negociações de paz.
“É evidente que, a longo prazo, a atual situação não é sustentável”, disse Kerry numa conferência de imprensa em Telavive, sublinhando que conversações diretas são a “via única” para a paz.
Na Jordânia, à margem do Fórum Económico Mundial, Mahmud Abbas deverá reunir-se com o rei Abdullah II, com John Kerry e com vários ministros dos Negócios Estrangeiros europeus, segundo fonte oficial palestiniana.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com