Milhares de húngaros manifestam-se em Budapeste contra Governo Orban
Milhares de pessoas protestaram hoje no centro de Bucareste sob o lema "Não nos manteremos em silêncio" e denunciaram com um coro de apitos as políticas do Governo de Viktor Orban contra as ONG e outras organizações independentes.
© Reuters
Mundo Bucareste
"A música une-nos, a música liberta-nos. Dança, protesta e grita pela tua liberdade", anunciava a convocatória do evento, assinalado pela presença de muitos jovens munidos de diversos instrumentos musicais.
Os participantes e oradores denunciaram o Governo conservador pela "tentativa sistemática de silenciar todas as vozes e organizações críticas", e prometeram que não desistir de emitir as suas opiniões.
"Protestamos contra a política ameaçadora do Governo. Para mostrar que o país não pode ser silenciado", afirmaram os organizadores da convocatória, publicada na rede social Facebook.
Esta manifestação foi a mais recente de uma série de marchas e protestos que se iniciaram após o Governo anunciar uma lei que dificulta a atividade da Universidade Centro Europeia (CEU), fundada pelo magnata George Soros.
O Executivo nacionalista húngaro apresentou de seguida um novo projeto de lei para "regular" as ONG, que vão ser obrigadas a registar-se como "organizações financiadas a partir do estrangeiro" caso recebam mais de 23.000 euros por ano provenientes de outros países.
A Amnistia Internacional (AI) e o Comité Helsínquia da Hungria, entre outras, já consideraram que esta legislação estigmatiza as ONG, enquanto diversos analistas assinalaram que a lei é muito semelhante á adotada na Rússia pelo Presidente Vladimir Putin.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com