Mélenchon vai consultar militantes para decidir apoio a Macron ou Le Pen
O candidato Jean-Luc Mélenchon (esquerda) reconheceu hoje que os resultados nas eleições presidenciais francesas não são os esperados e revelou que vai consultar os militantes para decidir se apoia o centrista Macron ou Le Pen (extrema-direita) na segunda volta.
© Reuters
Mundo Candidatos
Numa declaração perante os seus apoiantes, o líder do movimento França Insubmissa afirmou que, para a segunda volta das presidenciais, marcada para 07 de maio, consultará os militantes sobre um eventual apoio ao liberal Emmanuel Macron ou a Marine Le Pen (extrema-direita), dirigindo duras críticas a ambos.
Sobre o seu resultado, Mélenchon -- que as projeções colocam em terceiro lugar - disse querer esperar para conhecer os resultados oficiais, que deverão ser revelados "pela meia-noite".
"Os 'mediacratas' [um termo pejorativo como se refere frequentemente ao que considera ser a excessiva influência sobre a opinião pública exercida por alguns meios de comunicação] e os oligarcas estão eufóricos. Nada é melhor para eles como uma segunda volta entre dois candidatos que querem prolongar as instituições atuais, que não expressam nenhuma consciência ecológica e que pensam tomar as conquistas sociais mais elementares", disse.
Mélenchon assegurou que respeitará os resultados oficiais, quaisquer que sejam.
"Não recebi nenhum mandato das 450 mil pessoas que decidiram apresentar a minha candidatura para me expressar no seu lugar. Estão convocados a apresentar-se e o resultado da sua expressão será tornado público", declarou.
De acordo com as primeiras projeções eleitorais, Emmanuel Macron (centro) e Marine Le Pen (extrema-direita) serão os dois candidatos a disputar a segunda volta das eleições francesas, a 07 de maio.
Em terceiro lugar, ambos com 19,5% dos votos, surgem Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e o conservador François Fillon.
O socialista Benoit Hamon aparece em quinto lugar com um resultado de entre 6 a 7% dos votos, sendo o derrotado da noite nas eleições francesas.
Cerca de 47 milhões de eleitores foram chamados hoje às urnas para eleger o sucessor de François Hollande perante 11 candidatos: Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Melénchon, François Fillon, Benoît Hamon, Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, François Asselineau, Nicolas Dupont-Aignan, Jacques Cheminade e Jean Lassalle.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com