Mohammad Alaa Aljaleel ficou conhecido como ‘homem dos gatos de Aleppo’ por ter construído um santuário para animais desalojados durante a guerra na Síria, Esse espaço foi completamente destruído, mas o sírio não abandonou a sua causa.
Com o avançar do conflito apareceram cada vez mais animais nas ruas, abandonados pelos donos que fugiram, perderam as suas casas durante os bombardeamentos ou morreram.
A Casa do Ernesto - nome do primeiro gato de Mohammad, começou por acolher seis gatos, mas chegou a ter 170.
As crianças da cidade também eram convidadas a visitar o abrigo, visto como um símbolo de resistência e bondade numa cidade devastada pela guerra.
Com a destruição deste espaço, o condutor de ambulâncias foi obrigado a fugir com os poucos gatos sobreviventes. A sua mulher e filhos ficaram na Turquia, mas Mohammad regressou à terra natal para continuar a salvar animais, num novo abrigo, agora com 25 gatos.
"Espero que um dia os meus filhos compreendam o que o seu pai fez", disse em entrevista à BBC. "E que o mundo lhes retribua a mesma bondade e misericórdia que eu dei a estes animais e humanos a precisarem de ajuda", acrescentou.