Regras contra financiamento de terrorismo discutidas na UE
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje no Parlamento Europeu (PE) que as regras para combater financiamento do terrorismo entram em vigor assim que houver acordo entre a Comissão, os eurodeputados e os Estados-membros.
© Reuters
Mundo Jean-Claude Juncker
"Estamos preocupados com o branqueamento de capitais e principalmente em combater a evasão fiscal e o financiamento do terrorismo", disse Juncker, respondendo a uma questão da eurodeputada Ana Gomes.
"Esta proposta está a ser examinada e já começou o trílogo entre a Comissão, o Parlamento Europeu e o Conselho [da União Europeia]", disse Juncker, que hoje foi ouvido na comissão de inquérito que está a investigar alegadas contravenções ou má administração na aplicação das regras europeias relacionadas com o branqueamento de capitais e a elisão e a evasão fiscais (PANA).
No debate, Juncker salientou ser "essencial que as autoridades fiscais saibam quem são os donos das empresas", lembrando que esta regra entra em vigor a 01 de janeiro de 2018.
O líder do executivo comunitário descartou perante a comissão PANA que Bruxelas venha a criar uma lista de paraísos fiscais na UE.
No entanto, está a ser elaborada uma lista de jurisdições que não cooperam com a UE em matéria de fiscalidade e que será divulgada no final deste ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com