Ataque do autoproclamado Estado Islâmico no Iraque causa 14 mortos
Pelo menos catorze civis foram mortos e oito ficaram feridos num ataque do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na província de Saladino, no norte do Iraque, noticiou a agência Efe, que cita uma fonte da segurança.
© Reuters
Mundo ISIS
O grupo armado atacou hoje de manhã a aldeia de Al Masihi, próximo da cidade Al Sharqat, 110 quilómetros a norte de Tikrit, a capital provincial de Saladino, que conseguiu controlar durante algumas horas, segundo a mesma fonte.
As forças iraquianas, apoiadas pelo exército e a aviação, lançaram um contra-ataque, recuperaram o controlo de Al Masihi e expulsaram os guerrilheiros.
Nestes confrontos, militantes do EI foram mortos, acrescentou a fonte.
Por outro lado, o general Mozher al-Azlaui, diretor de Segurança da província de Diyala, a nordeste de Bagadad, cuja população é maioritariamente xiita, disse que as forças do Governo iraquiano conseguiram evitar um ataque do EI contra um posto de controlo no norte da província.
Os três guerrilheiros que tentaram o assalto foram mortos, segundo o militar.
O EI está a perder territórios que controlava no norte do Iraque, após vários meses de ofensiva contra Mossul, o principal reduto do grupo neste país.
As forças iraquianas conseguiram expulsar o EI da maioria dos bairros da cidade, que os guerrilheiros tinham conquistado em junho de 2014.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com