Apesar de críticas de Trump, Qatar acordou comprar jatos F-15 aos EUA
Anúncio foi feito pelo ministro da Defesa do Qatar.
© Reuters
Mundo Armamento
Numa altura em que a tensão no Médio Oriente escalou, há um negócio de armas um pouco inesperado que acaba de ser anunciado: o Qatar anunciou um acordo de aquisição de armas aos Estados Unidos.
A 20 de maio foi notícia o acordo a que os Estados Unidos tinham chegado com a Arábia Saudita para a aquisição de armas. Foram 110 mil milhões de dólares (perto de cem mil milhões de euros) que ficaram acordados num negócio de armas anunciado para coincidir com a visita de Estado de Donald Trump à Arábia Saudita.
Na última semana, poucas semanas após Trump ter regressado do seu périplo pelo Médio Oriente, o Qatar, onde há uma base militar norte-americana, viu-se isolado por uma coligação de países árabes, liderada precisamente pela Arábia Saudita.
Além do corte diplomático, houve vias aéreas e marítimas a serem interrompidas, com a Arábia Saudita a acusar o Qatar de apoiar o terrorismo.
Na altura, Donald Trump criticou igualmente o Qatar com o mesmo argumento.
Esta quarta-feira, reporta a agência Reuters, o ministro da Defesa do Qatar anunciou este acordo com os norte-americanos.
O ministro do Qatar anunciou um acordo para a aquisição de jatos F-15 aos Estados Unidos, por um valor na ordem dos 12 mil milhões de dólares (cerca de 10,7 mil milhões de euros ao câmbio atual).
Explica a mesma Reuters que Jim Mattis, secretário de Defesa norte-americano, teria uma reunião marcada com representantes do Qatar precisamente para esta quarta-feira, com o objetivo de selar este acordo.
A Bloomberg realça que em causa estará um acordo que envolve, ao todo, 36 jatos F-15.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com