Museu descobre que quase 95% das obras expostas não têm qualquer valor
Relatório independente refere que apenas 83 das cerca de duas mil peças expostas têm qualidade para figurar num museu.
© Facebook/The Mexican Museum - El Museo Mexicano
Mundo São Francisco
Um relatório independente pedido pelo Museu Mexicano de São Francisco sobre a coleção do próprio museu teve resultados inesperados: das cerca de duas mil peças em exposição, apenas 83 têm qualidade para figurar num museu.
As restantes carecem de autenticação, havendo entre elas peças falsas. No geral, são elementos apenas "decorativos".
O site SF GATE, ligado ao San Francisco Chronicle, teve acesso ao relatório elaborado por Eduardo Pérez de Heredia Puente, um especialista em arte do Instituto Nacional de Antropologia e História da Cidade do México.
O relatório de 14 páginas lançado em junho e agora conhecido faz temer o pior para a coleção do museu, que no total chega às 16 mil peças. Mas dados os resultados deste relatório, a expectativa dos responsáveis pelo museu é que haja muito mais peças simplesmente "decorativas", sem autenticação para merecer lugar naquele museu.
O museu integrou a partir de 2012 a rede do prestigiado Instituto Smithsonian, que entretanto exigiu este relatório.
A mesma publicação explica ainda que, nos primeiros tempos, o museu fundado em 1975 aceitou todo o tipo de ofertas para a sua coleção. Sem autenticação, várias obras passaram por ali sem terem sido devidamente avaliadas.
Entretanto, o museu prepara-se para uma mudança. Tem estado de forma temporária num antigo forte e passará a estar próximo do museu de arte moderna de São Francisco. Neste processo, as peças sinalizadas como “decorativas” serão oferecidas a escolas e a outro pequenos museus.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com