A Colômbia vai iniciar uma caça ao tesouro e está a pedir ajuda. O Presidente do país, Juan Manuel Santos, quer recuperar o tesouro do galeão espanhol San Jose, considerado o Santo Graal dos naufrágios, de acordo com a BBC.
O San Jose naufragou em 1708 durante uma batalha com a marinha britânica. O barco naufragou perto da costa colombiana, tendo sido descoberto apenas em 2015. No seu interior estima-se que esteja uma verdadeira fortuna: ouro, prata e pedras preciosas provenientes do Peru e da Bolívia, que iriam servir para financiar as guerras de Espanha.
Apesar de nunca ter sido colocado um valor oficial no tesouro, que se mantém no San Jose, estima-se poderá valer entre um milhão a 10 milhões de dólares.
Juan Manuel Santos quer agora formar uma parceria público-privada com um investidor e com quem estiver interessado em recuperar o tesouro do galeão naufragado. A Colômbia pretende depois construir um museu para exibir as peças recuperadas.
O galeão tem estado no centro de uma disputa de propriedade entre os governos colombianos e espanhóis. A Espanha tem procurado estabelecer um acordo amigável, mas assume estar preparada para defender os seus interesses junto das Nações Unidas, se necessário.