Homens armados atacaram casa do vice-presidente do Quénia
Um grupo de homens armados atacou hoje a casa do vice-presidente do Quénia, William Ruto, a dez dias de eleições gerais que se anunciam tensas, segundo fontes policiais.
© Reuters
Mundo William Ruto
Ruto e a sua família não estavam presentes na casa na região de Eldoret (noroeste do Quénia) no momento do ataque, cujos motivos são desconhecidos.
Segundo informou à France Presse uma fonte que pediu anonimato, um polícia ficou gravemente ferido no ataque.
As eleições no Quénia realizam-se a 08 de agosto, sendo o atual presidente, Uhuru Kenyatta, candidato a novo mandato. O seu principal rival é Raila Odinga, candidato da coligação da oposição.
Raila Odinga foi primeiro-ministro do Quénia entre 2008 e 2013 e foi candidato à Presidência três vezes (em 1997, 2007 e 2013), de todas saindo derrotado.
A campanha decorre num ambiente tenso, com acusações entre os dois lados.
As eleições no Quénia, geralmente, baseiam-se menos nos programas eleitorais dos candidatos e mais nos sentimentos de pertença étnicos e geográficos.
Há 10 anos, uma onda de violência eleitoral causou mais de um milhar de mortos no Quénia, provocada por dúvidas sobre a credibilidade da reeleição de Mwai Kibaki, que venceu por pouco o oponente Raila Odinga.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com