Equador analisa pedido de asilo a ex-consultor da CIA
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador afirmou hoje que o seu país "está a analisar" o pedido de asilo do ex-consultor dos serviços secretos norte-americanos Edward Snowden, que se encontra atualmente em Moscovo.
© Lusa
Mundo Edward Snowden
"Vamos tomar uma decisão (...) estamos a analisar", disse Ricardo Patiño em Hanói, capital do Vietname, referindo-se ao requerimento de Edward Snowden, acusado de espionagem pela justiça norte-americana, depois de ter divulgado documentos sobre programas de vigilância das comunicações.
O pedido de concessão de asilo, apontou, "tem a ver com a liberdade de expressão e com a segurança de cidadãos em todo o mundo. Agimos sempre por princípio e não no nosso próprio interesse. Há alguns governos que agem mais em conformidade com os próprios interesses, nós não".
Edward Snowden, antigo agente da CIA e ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA), chegou à Rússia este domingo, procedente de Hong Kong, na esperança de obter asilo no Equador e de escapar à detenção por ter divulgado os pormenores de programas norte-americanos de vigilância de comunicações secretos.
"Sabemos que ele está em Moscovo, estamos em conversações com as autoridades superiores", disse o chefe da diplomacia equatoriana, que se encontra de visita oficial ao Vietname.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, procurado pelos Estados Unidos por ter divulgado milhares de documentos confidenciais e que se encontra refugiado, desde junho do ano passado, na embaixada do Equador em Londres, após Quito lhe ter concedido asilo político.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com