De acordo com as últimas informações dos meios de comunicação espanhóis, Driss Oukabir, o suspeito cuja imagem já tinha sido revelada pelas autoridades, continua a monte. Existem, para além de Driss, dois outros suspeitos detidos com relação ao atentado.
Driss Oukabir já tinha um mandado de captura devido a acusações de violência doméstica, mas nunca tinha sido ligado ao extremismo islâmico, embora estivesse sinalizado pela polícia. De nacionalidade marroquina, morava em Ripoll, na Catalunha.
Um dos outros suspeitos do ataque terrorista, não identificado ainda, foi abatido a tiro pela polícia em Sant Just Desvern.
Os meios espanhóis indicam que este suspeito abatido será um ocupantes do veículo que atropelou três agentes dos Mossos D’Esquadra (polícia catalã) quando se recusaram a parar num ponto de controlo policial na Avenida Diagonal, em Barcelona, ao tentar sair do local.
De acordo com a mesma fonte, os ocupantes do carro, um Ford Focus branco, dispararam contra os agentes ao tentar fugir.
19:24 Un conductor ha atropellat a 2 mossos en un control d tancament d #Barcelona i el tenim localitzat a St Just Desvern.TEDAX comprovant pic.twitter.com/Tttcbk0AOC
— Mossos (@mossos) August 17, 2017
O última balanço oficial do atentado em Barcelona dá conta de 13 mortes e mais de 50 feridos.
[Notícia atualizada com correção da informação da detenção de Driss Oukabir]