Durante a operação levada a cabo pelos Mossos d'Esquadra (Polícia da Catalunha) foram ouvidos vários tiros em Cambrils, a 117 quilómetros de Barcelona, noticiou a agência Efe.
Através das redes sociais, os Mossos d'Esquadra pediram aos moradores de Cambrils, na província catalã de Tarragona, na costa sudoeste da Catalunha, para não saírem de casa nem se colocarem em perigo.
Mais tarde, a polícia informou que encara este incidente em Cambrils como um possível ataque terrorista e que matou quatro dos presumíveis autores, um outro ficou ferido na sequência da troca de tiros, mas acabou por morrer. Ainda segundo fontes policiais, os terroristas tinham explosivos ligados ao corpo.
Trabajamos con la hipótesis de que los hechos de #Cambrils responden a un ataque terrorista. Hemos abatido a los presuntos autores
— Mossos (@mossos) August 18, 2017
De acordo com os meios espanhóis, tratou-se de um incidente muito similar ao ocorrido em Barcelona. Os terroristas seguiam numa carrinha e invadiram uma zona pedonal, no passeio marítimo da localidade de Tarragona. Porém, não é ainda claro que este ataque esteja relacionado com o de Barcelona, perpetrado na tarde desta quinta-feira. Os cinco feridos, dos quais dois graves, serão peões que foram colhidos pelo veículo e um polícia.
Ahora mismo en #Cambrils (no son imágenes fuertes, solo se escuchan tiros). Primero en frente de mi casa y ahora en la de mis padres... pic.twitter.com/HFC6DtqIlu
— Eric 'Diablo'Murillo (@DiabloEMT) August 17, 2017
Este incidente acontece horas depois de Barcelona ter sido alvo de um ataque terrorista que provocou 13 mortos e cerca de uma centena de feridos, após uma furgoneta ter galgado um passeio e atropelado dezenas de pessoas, nas Ramblas, em pleno centro da cidade.
A Polícia da Catalunha já deteve duas pessoas por suposto envolvimento no ataque, que ocorreu pela 17h00 locais (16h00 em Lisboa) e que foi entretanto reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, através dos seus canais oficiais de comunicação.
Os Mossos d'Esquadra também efetuaram várias operações no contexto da investigação do atentado e mantêm um amplo dispositivo antiterrorista no controlo das saídas da cidade de Barcelona.
Um outro suposto autor do atentado terá sido encontrado morto em Sant Just Desvern, em Baix Llobregat, a 12 quilómetros de Barcelona, depois de uma troca de tiros com a Polícia catalã, após ter forçado a passagem num controlo policial e atropelado um polícia.
Refira-se que o condutor motorista da carrinha utilizada no ataque terrorista ainda está em fuga.
[Notícia atualizada às 5h58]