Os atentados terroristas em Barcelona e Cambrils foram levados a cabo por membros de uma célula terrorista composta por 12 pessoas, segundo informaram ao El País fontes envolvidas no combate ao terrorismo.
Também a Reuters dá conta da existência de uma célula jihadista, ainda que indique que era composta por oito elementos. A agência noticiosa cita fontes judiciais que garantem que o grupo se preparava para perpetrar um ataque com bombas de gás.
Dezenas de botijas de gás butano foram encontradas na casa sujeita a revista esta quinta-feira, em Alcanar, e que explodiu na noite anterior.
Segundo informou o conselheiro de Interior, Joaquim Forn, um dos detidos desta quinta-feira por ligações aos ataques terroristas está também envolvido na explosão da habitação em Alcanar.
Entretanto, informa a RNE, a polícia encontrou uma terceira carrinha que terá sido alugada pelos terroristas e que se encontrava em Cambrils. Recorde-se que no ataque foram usadas duas carrinhas: uma para atropelar pessoas e outra para a fuga.