Confirmado principal suspeito. Buscas alargadas a outros países
Younes Abouyaaqoub, de 22 anos, é o homem mais procurado do momento.
© Reuters
Mundo Barcelona
As investigações que decorrem na sequência de ataque em Barcelona apontam para que o suspeito de ser o condutor do veículo que matou e feriu várias pessoas nas Ramblas seja Younes Abouyaaqoub, um marroquino de 22 anos ainda a monte.
Em entrevista a uma rádio local, Joaquim Forn, membro do governo regional catalão, confirmou esta segunda-feira que a suspeita que recai sobre este cidadão marroquino é mesmo "a principal linha de investigação" e que todas as provas apontam para a mesma "conclusão".
O nome de Younes, saliente-se, há muito que figurava entre os suspeitos ligados à célula terrorista que foi desmantelada após o ataque de Barcelona e de um segundo ataque, poucas horas depois, em Cambrils.
Na mesma entrevista, Joaquim Forn reconheceu que as autoridades admitem que o suspeito já não se encontre na Catalunha. Por essa razão, as buscas já estarão a ser coordenadas com "todos os países europeus".
Já hoje, através do Twitter, os Mossos d'Esquadra, força de segurança espanhola, confirmaram igualmente que já está identificado o suspeito de ter conduzido o veículo que atropelou mortalmente 13 pessoas, incluindo duas cidadãs portuguesas.
Identificado el conductor del atentado de Barcelona
— Mossos (@mossos) August 21, 2017
O mesmo membro do Governo da Catalunha salientou que esta segunda-feira as autoridades espanholas vão explicar que provas existem numa conferência marcada para as 12h30 locais (serão 11h30 em Portugal Continental).
Entretanto, o El Pais publicou hoje imagens que serão do principal suspeito momentos após o atentado. As imagens publicadas mostram que Younes entrou e saiu de um mercado próximo das Ramblas, afastando-se do local a pé num primeiro momento. Mais tarde terá roubado um carro para o ajudar na fuga.
[Notícia atualizada às 9h15]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com