Polícia catalã evacua as Ramblas. Mochila suspeita lançou falso alarme
As autoridades deram ordem de evacuação no local onde aconteceu o atropelamento na passada quinta-feira. Uma mochila suspeita num autocarro provocou momentos de alguma tensão, mas as suspeitas não se confirmaram. A mochila só tinha objetos pessoais.
© Twitter/Hugo Gutierrez
Mundo Terrorismo
A polícia da Catalunha evacuou parte das Ramblas, o local onde aconteceu o ataque terrorista da passada quinta-feira que vitimou mortalmente 13 pessoas. A este local chegaram várias carrinhas da polícia e terá sido isolado um perímetro de segurança devido a uma mochila suspeita encontrada num autocarro.
No entanto, as suspeitas não se confirmaram. A polícia catalã encontrou apenas objetos pessoais no interior da mochila, uma informação avançada no Twitter dos Mossos D'esquadra.
A polícia adianta que a circulação na zona das Ramblas vai ser normalizada.
Josep Lluís Trapero, Major da polícia catalã, estava numa conferência de imprensa na altura em que este incidente acontecia e foi questionado pelos jornalistas.
"Confirmo que registámos um incidente com um autocarro, que estamos a investigar. Há um suspeito", disse o responsável da policia catalã.
"Há uma mochila suspeita num autocarro. Não é nada de excecional, é algo que acontece com alguma frequência. Normalmente, depois de acontecer um atentado, como ocorreu estes dias, os cidadãos estão mais atentos e denunciam qualquer coisa que pareça suspeita. Estamos a investigar", explicou.
El objeto sospechoso de calle Pelai de Barcelona era una mochila con efectos personales. En breve se restablecerá la normalidad en la zona https://t.co/Td9zZdGtWG
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Saliente-se que a polícia está à procura do principal suspeito do atropelamento no centro de Barcelona, Younes Abouyaakoub, um marroquino de 22 anos. A confirmação da identidade surgiu igualmente via Twitter, pelos Mossos D'esquadra.
"Estamos à procura desta pessoa como o suspeito do ataque. Era ele que conduzia a carrinha. Partilhem o máximo possível", pode ler-se no tweet da autoridade catalã, que avisa que o Younes Abouyaakoub poderá estar armado.
Num outro tweet colocam uma descrição física do suspeito. "Aparência física normal. Aproximadamente 1,80m. Compleição escura. Cabelo curto. Pode ter barba".
Es peligroso y podria ir armado. Se le busca como presunto autor atentado de Barcelona del 17 agosto. Se trata del conductor de la furgoneta pic.twitter.com/esetmrcC7J
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Complexió física normalAproximadament 1'80 m altura Pell foscaCabell curtPodria portar barba pic.twitter.com/DksPvzQtAy
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
A mãe de Younes Abouyaaqoub já tinha feito um apelo este fim-de-semana para que o filho se entregasse às autoridades.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com