Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 24º

Jake LaMotta, o 'Touro Enraivecido' morreu aos 95 anos

O pugilista que ficou eternizado no cinema pela interpretação de Robert DeNiro não resistiu a complicações relacionadas com uma pneumonia.

Jake LaMotta, o 'Touro Enraivecido' morreu aos 95 anos
Notícias ao Minuto

16:51 - 20/09/17 por Fábio Nunes

Mundo Óbito

Jake LaMotta, o pugilista cuja vida foi retratada no cinema por Robert DeNiro em 'Touro Enraivecido' perdeu o último combate da sua vida. Aos 95 anos, LaMotta não resistiu a complicações consequentes de uma pneumonia e morreu esta quarta-feira num lar de idosos, uma informação confirmada pela sua esposa ao TMZ.

Jake LaMotta nasceu em 1922 em Nova Iorque, mais precisamente no Bronx. Depois de ter sido rejeitado no exército norte-americano por motivos de saúde decidiu tentar a sua sorte no boxe, com os resultados que são conhecidos: em 1950 tornou-se campeão mundial de pesos-médios. No seu percurso profissional de oito anos conquistou 83 vitórias e sofreu 19 derrotas.

Ao contrário do que se vê grande parte das vezes nos pugilistas, Jake LaMotta não receava ser muitas vezes contactado no decorrer de um combate, desde que isso lhe permitisse aproximar-se o suficiente dos seus adversários para desferir os melhores golpes. Uma atitude muito elogiada pelos comentadores desportivos e que juntamente com a sua resistência invulgar em cima do ringue lhe conferiu a alcunha do 'Touro do Bronx'.

Depois de terminar a sua carreira participou nalguns filmes e ainda fez uma tournée de stand-up. A sua vida fora do ringue foi acidentada e chegou mesmo a cumprir uma pena de prisão.

A sua autobiografia de 1970 intitulada 'Touro Enraivecido' captou a atenção de Martin Scorsese que dez anos depois a levou às salas de cinema com o célebre filme com o mesmo título. A soberba interpretação de Robert DeNiro como o pugilista do Bronx valeu-lhe o Óscar de Melhor Ator e imortalizou Jake LaMotta.

"Eu só quero que as pessoas saibam que ele era um grande, doce, sensível, forte e envolvente homem, com um grande sentido de humor e olhos que dançavam", disse a sua esposa Denise Baker ao TMZ.

A sua filha, Christi LaMotta, também publicou no Facebook uma homenagem ao pai.

Segundo o TMZ, Robert DeNiro também já reagiu à morte de LaMotta. "Descansa em paz, campeão", é uma das frases que se podem ler no comunicado divulgado pelo ator.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório