Obama vai a tribunal... cumprir dever cívico
O ex-presidente dos Estados Unidos foi convocado para fazer parte dos jurados num tribunal.
© Getty
Mundo Illinois
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve de mudar a sua agenda para cumprir uma obrigação cívica. De acordo com a informação avançada pelo Washington Post, o 44.º presidente dos Estados Unidos foi convocado para fazer parte dos jurados num tribunal, no Condado de Cook, Illinois.
De acordo com o regime jurídico norte-americano, qualquer pessoa acusada de um crime grave tem direito a um julgamento com júri – uma ‘equipa’ que deve ser formada por pessoas selecionadas aleatoriamente. O diploma legal que regula este requisito estabelece ainda que os elementos do júri devem ser maiores de 18 anos, que saibam ler e escrever e que nunca tenham sido condenados.
O meio de comunicação esclarece que Obama, que é licenciado em Direito por Harvard, vive em Washington, mas mantém a sua casa de Chicago, no Illinois.
Se for selecionado, vai receber 17,20 dólares por dia, enquanto estiver requisitado.
Em 2015 o ex-presidente George W. Bush também foi chamado para ser jurado num caso em Dallas, mas não foi selecionado para fazer parte do júri.
O juiz Timothy Evans foi o responsável por partilhar a informação da seleção de Obama e garantiu que “seriam tomadas todas as precauções necessárias para acomodar as necessidades de segurança e de agendamento”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com