Os efeitos da seca são claros na Serra de Urbión, em Espanha, onde nasce o rio Douro, que desagua no Porto. “Um dos símbolos da Península Ibérica”, como descreve o El Mundo, está nesta altura do ano como nunca antes foi visto: seco em cerca de 60% do seu curso.
Agustín Sandoval filmou o local e publicou as imagens na sua conta de Twitter. O vídeo foi filmado no passado dia 1 de novembro e, de acordo com a mesma publicação, mostra um cenário que não é visto há muito pelos mais idosos.
“Nascente do rio Douro, seco, ontem, 1 de novembro. Nunca antes visto nesta época”, escreveu o homem na legenda do vídeo.
Nacimiento del río Duero, seco, ayer, 1 de nov. Nunca visto así en esta época.Duruelo de la S, Soria. Cota 2000 m@AEMET_Esp @AEMET_SINOBAS pic.twitter.com/NhEQfEINWk
— Agustín Sandoval (@meteoduruelo) 2 de novembro de 2017
O El Mundo explica que o rio está seco em cerca de 60% do seu curso entre os 1800 e os 2150 metro de altitude. Há 45 dias que não chove naquela região, algo que, a par das elevadas temperaturas, poderá ter contribuído para este fenómeno.