Estado Islâmico reivindica ataque de quarta-feira na Rússia

O grupo radical Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque que causou 13 feridos na quarta-feira num supermercado de São Petersburgo, na Rússia, de acordo com um comunicado difundido na sexta-feira pelo seu órgão de propaganda Amaq.

Notícia

© Reuters

Lusa
30/12/2017 06:20 ‧ 30/12/2017 por Lusa

Mundo

Explosão

"O ataque que visou um centro comercial em São Petersburgo anteontem (quarta-feira) foi levado a cabo por um grupo dependente do Estado Islâmico", refere o comunicado.

Treze pessoas ficaram feridas na noite de quarta-feira na sequência da explosão de uma bomba artesanal num supermercado de São Petersburgo, a segunda cidade da Rússia situada no noroeste do país. O Presidente russo, Vladimir Putin, qualificou esta explosão como um "ato terrorista".

A Rússia tem sido repetidamente ameaçada pelo Estado Islâmico e pelo ramo sírio da Al-Qaida após o início de sua intervenção militar na Síria em 30 de setembro de 2015.

São Petersburgo foi em 03 de abril alvo de um atentado no metro, que provocou 15 mortos e dezenas de feridos e foi reivindicado por um grupo pouco conhecido ligado à Al-Qaida.

Em meados de dezembro, os serviços de segurança russos anunciaram que desmantelaram, com a ajuda de informações transmitidas pela CIA, uma célula do Estado Islâmico que estava a preparar atentados em 16 de dezembro em São Petersburgo.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas