Neva na Florida pela primeira vez em quase 30 anos
Uma forte tempestade de inverno fez hoje nevar em Tallahassee, no Estado norte-americano da Florida, pela primeira vez em quase 30 anos, antes de subir pela costa atlântica e cobrir de neve e gelo o sul dos Estados Unidos.
© Reuters
Mundo Estados Unidos
Os meteorologistas alertaram que a tempestade poderá em breve intensificar-se e transformar-se num "furacão bombástico", à medida que se desloca pela costa leste acima, levando consigo ventos ciclónicos, inundações na área costeira, devido a vagas com mais de sete metros, e mais de 30 centímetros de altura de neve, até chegar, na quinta-feira, à região das cidades de Boston e Nova Iorque, onde deverá igualmente registar-se queda de neve.
Pelo menos 16 mortos é, neste momento, o balanço das temperaturas perigosamente baixas que durante dias se fizeram sentir em largas parcelas do território de estados como o Texas e Nova Inglaterra.
As escolas do sudeste do país encerraram e a polícia está a instar os condutores a manterem-se fora das estradas, numa região pouco habituada aos rigores do inverno comuns no nordeste dos Estados Unidos.
As baixas temperaturas obrigaram ao encerramento dos aeroportos de Savannah, Georgia, e Charleston, Carolina do Sul, onde estava prevista queda de neve até entre oito e dez centímetros de altura a cerca de 32 quilómetros da faixa costeira.
A autoestrada que liga os dois estados transformou-se numa pista de gelo ao longo de 97 quilómetros, fazendo a polícia perder a conta ao número de acidentes registados, quando estes chegaram às centenas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com