Depois dos fogos que assolaram da Califórnia, agora foi a vez de uma tempestade atingir aquele estado norte-americano. As chuvas torrenciais que caíram provocaram deslizamentos de terras nas colinas de Santa Barbara County, a noroeste de Los Angeles, tiraram a vida a pelo menos 13 pessoas. Milhares de pessoas tiveram de abandonar as suas casas.
O cenário é perturbador e mereceu uma comparação indesejável por parte de Bill Brown, o xerife de Santa Barbara County. “As únicas palavras em que consigo pensar para descrever isto é que parecia um campo de batalha da Primeira Guerra Mundial”.
O deslizamento de terras destruiu casas, carros, cobriu completamente estradas e ruas e arrancou árvores pela raíz. A lama chegava à altura da cintura de uma pessoa.
A localidade de Montecito, conhecida por ser a residência de diversas celebridades, foi uma das mais afetadas como as imagens mostram.
Fire fighter escort @KEYTNC3 #CAstorm #Montecito pic.twitter.com/lAGA6XBwha
— santabarbaraveganmd (@b0nnieb00p) January 9, 2018
Homes along Montecito Creek were hit hard during today's storm. Erick Madrid/News-Press #castorm #montecito pic.twitter.com/eonoUBZcrS
— S.B. News-Press (@sbnpnews) January 9, 2018
Para já, os prejuízos ainda não foram calculados. No ano passado, os custos dos prejuízos provocados pelas diversas catástrofes naturais que afetaram os Estados Unidos atingiram um recorde de cerca de 306 mil milhões de dólares (cerca de 256 mil milhões de euros), segundo o New York Times