Disney acusada de escurecer pele de atores brancos em remake do Aladino
Disney reagiu. Mas não escapou a críticas, incluindo de vários artistas.
© iStock
Mundo Diversidade
Depois de uma versão com atores de 'carne e osso' de 'A Bela e o Monstro', a Disney está a trabalhar num remake semelhante de outro clássico seu, 'Aladino'.
O filme está a cargo do realizador Guy Ritchie e tem lançamento marcado para 2019. As filmagens têm decorrido em Surrey, a menos de uma hora de caro de Londres. Mas a produção não escapa a críticas.
Em causa está uma história avançada pelo Sunday Times: um dos figurantes no filme revelou que reconheceu um ator caucasiano que tinha sido maquilhado para escurecer a sua pele. E que foi uma fila de mais de uma dezena de figurantes que esperavam para serem maquilhados.
A história de Aladino passa-se no Médio Oriente e a Disney, na altura dos castings, tinha lançado um anúncio em que dava prioridade a atores do Médio Oriente. A Disney defende-se ainda salientando que este é o elenco mais diverso que já teve e que só em casos excecionais é que contratou atores ou figurantes brancos.
Publicações como a IndieWire, porém, realçam que na zona onde as filmagens decorrem moram mais de um milhão de cidadãos imigrantes, ou filhos de imigrantes, do Médio Oriente mas também de países como a Índia, o Bangladesh ou o Paquistão.
No Twitter houve quem criticasse também a Disney por não ter feito o esforço suficiente para encontrar outros figurantes ou atores, em vez de os maquilhar.
É o caso do ator Kal Penn, que diz que adora a Disney mas que eseprava mais da empresa em 2018.
I love @Disney so much. But when a PR person says they decided to put 100 people in Brownface in 2018 because not enough of us are qualified, that’s bs, someone just didn’t want to spend the $ to do it right. Let’s all expect more & do better this year.https://t.co/MzZJp6jvPB
— Kal Penn (@kalpenn) January 7, 2018
Mas também do realizador nomeado a um prémio BAFTA Riaz Meer, que disse que "o talento existe e é acessível" e que poderiam ter sido contratadas outras pessoas para suprir as necessidades do filme.
Mena Massoud irá interpetar o papel de Aladino. A princesa Jasmine será interpretada por Naomi Scott. Já o papel do génio ficará a cargo de Will Smith, como se pode ler no site IMDb.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com