Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Fez um 'tweet' a pedir 10 pessoas para ajudar mais velhos. Apareceram 120

Jahmal Cole criou uma iniciativa comunitária, em Chicago, para ajudar a população mais idosa numa altura em que as condições meteorológicas são adversas.

Fez um 'tweet' a pedir 10 pessoas para ajudar mais velhos. Apareceram 120
Notícias ao Minuto

10:44 - 13/02/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Chicago

A cidade de Chicago tem sido fustigada por uma tempestade de neve que bloqueou as entradas de casas de grande parte da população. Jahmal Cole, residente no bairro de Chatham, não ficou indiferente aos efeitos da intempérie na população mais velha e decidiu ‘arregaçar as mangas’.

Jahmal Cole não é, no entanto, o cidadão comum. O homem de 34 anos é o criador do projeto comunitário local M3 - ‘My Block, My Hood, My City’ (‘O Meu Bloco, O Meu Bairro, A Minha Cidade’), uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças da zona sul de Chicago, onde se situa o seu bairro.

Na passada sexta-feira, dia 9, Cole publicou no seu perfil de Twitter uma mensagem onde pedia, pelo menos, 10 voluntários para ajudar a desimpedir as entradas de casa dos mais velhos, para quem seria impossível limpar a neve acumulada. Com as entradas de casa bloqueadas pela neve, torna-se impraticável sair para atender a urgências médicas, por exemplo.

“Chicago, preciso de (10) voluntários para me ajudar a limpar neve para os idosos, amanhã. Estou a receber demasiados emails de idosos que precisam de ajuda. Encontrem-se comigo na rua Red Line nº79 às 10h00. Tenho gorros, chapéus e almoço para quem vier”, escreveu Cole.

O bairro de Chatham, sublinha o Washington Post, tem uma população maioritariamente afro-americana e mais idosa.

Quando Cole se dirigiu para o comboio para chegar ao local combinado, no sábado passado de manhã, encontrou na plataforma mais de uma centena de pessoas, algumas já com pás, para ajudar. Provinham de várias partes da cidade. Houve um homem que apanhou o autocarro e viajou de Indiana, um outro estado limítrofe.

“Obrigado a todos os voluntários que vieram ajudar esta manhã. Uma senhora de 70 anos apareceu com uma pá. Os voluntários do M3 são a fonte mais durável de entusiasmo em massa que eu já vi. Tenho tanto amor pelo meu bairro”, escreveu Cole, instando, na mesma plataforma, as pessoas a contribuirem para a sua comunidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório