Paquistanês condenado a quatro penas de morte
Os crimes de Imran Ali deixaram o Paquistão em alvoroço. Até motins houve, antes da condenação.
© iStock
Mundo Condenação
Imran Ali, um paquistanês de 24 anos de idade, foi condenado em tribunal a pena de morte quatro vezes.
Imran Ali foi considerado culpado da morte de Zainab Ansari, uma menina de seis anos que foi raptada, violada e assassinada, com o seu corpo a ser abandonado numa lixeira, no passado dia 9 de janeiro.
O julgamento decorreu com forte presença policial dado que o crime levou a motins nas últimas semanas, pedindo justiça pelo caso, e com críticas à incompetência das autoridades. Em causa está o facto de haver suspeitas, há mais de um ano, sobre Imran Ali. A polícia, porém, não terá chegado a dar seguimento às investigações. Duas pessoas morreram a dada altura na sequência de protestos provocados por este caso, recorda a BBC.
Imran Ali recebeu quatro penas de morte pelos crimes de rapto, violação e assassinato da menina, e ainda de terrorismo. O condenado está também a ser associado a outros casos de desaparecimentos de menores na região de Punjab.
Além das quatro condenações à morte, foi ainda condenado a prisão perpétua por sodomia e ao pagamento de uma multa.
Em tribunal, além de dezenas de testemunhos contra o réu, foram apresentadas provas de ADN e resultados de testes de polígrafo. Imran Ali tem agora 15 dias para apelar, mas encontra-se sem advogado, já que este decidiu abandonar o processo quando Imran Ali confessou a morte de Zainab Ansari
O caso tem marcado a atualidade no Paquistão. A BBC realça que houve várias reações à condenação, dos mais diversos quadrantes da sociedade. Hamza Ali Abbasi, ator e modelo conhecido no país, elogiou a rapidez da justiça, pedindo ainda que o condenado fosse "enforcado" o quanto antes.
#ZainabMurderCase Speedy trial and quick justice! BRAVO! Zainab's rapist & murderer sentenced to death 4 times! Hope we can get done with appeals quickly & get this demon hanged!!!
— Hamza Ali Abbasi (@iamhamzaabbasi) February 17, 2018
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com