De sem-abrigo a reconhecido fotógrafo de casamentos
História de Casten Schertzer prova que é possível cada ser humano alterar as probabilidades do seu destino.
© Carsten Schertzer
Mundo São Francisco
Aos 15 anos, Carsten Schertzer deambulava e dormia nas ruas do Sul da Califórnia, fugindo, assim, do ambiente de drogas e de delinquência que se respirava em casa dos pais. A sua história, contada pelo jornal El País, prova que é possível alterar o destino. E o de Carsten tinha tudo para não ser diferente do dos pais.
Com uma pequena câmara, o jovem ganhava alguns trocos fotografando skaters e vendendo-lhes as imagens. Ao reparar no talento do jovem, um amigo seu que estava prestes a casar convidou-o para ser o fotógrafo da cerimónia. Estava dado o primeiro passo. “No momento em que fiz o primeiro casamento, tive que me dedicar”, conta Carsten.
Aos 18 anos, o jovem decide ir para São Francisco, onde viveu num carro abandonado. Aí, usava o Starbucks para encontrar novos clientes que quisessem confiar-lhe as fotografias dos seus casamentos. Pouco a pouco foram chegando clientes e o portefólio aumentando.
Agora, com 24 anos, é um fotógrafo de renome em São Francisco, tendo já arrecadado diversos prémios prestigiantes.
“A fotografia de casamento deu-me a oportunidade de me expressar, mas, mais importante, tirou-me da rua", sublinha.
Até à data, Carsten percorreu 12 países demonstrando seu talento, mas sem esquecer seu passado. "Quando se está constantemente a lutar para sobreviver, não se tem tempo para criatividade, paixão ou auto-expressão”, lembra, afirmando que olha para o seu passado “com orgulho”. “A fotografia ensinou-me a ver as coisas como elas são", diz.
Para ver mais fotografias, pode fazê-lo através do Instagram do fotógrafo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com