Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Entrevista "sexista" a primeira-ministra gera polémica na Nova Zelândia

“Há uma questão política muito importante que lhe quero fazer. Qual é a data exata para o nascimento do bebé?”, foi uma das perguntas feitas pelo jornalista do programa '60 Minutos' da Austrália. Na entrevista, pouco ou nada se falou de política e comentários como "conheci muitas primeiras-ministras, mas nenhuma tão jovem tão inteligente e tão atraente” geraram indignação nas redes socais.

Entrevista "sexista" a primeira-ministra gera polémica na Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

13:52 - 26/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jacinda Ardern

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, foi entrevistada no passado domingo por um canal australiano. A entrevista ao programa '60 Minutos' gerou enorme polémica, mas não pelas afirmações políticas da primeira-ministra, mas sim pela abordagem sexista, como tem sido apelidada nas redes sociais, utilizada pelo jornalista

Ao começar a entrevista, conta o The Guardian, Charles Wooley descreveu Ardern como “atraente” e durante uma hora, não houve espaço praticamente nenhum para questões políticas, mas houve, por exemplo, tempo para falar sobre a gravidez da primeira-ministra neozelandesa.

“Conheci muitas primeiras-ministras, mas nenhuma tão jovem [Ardern tem 37 anos], tão inteligente e tão atraente”, começou por dizer Wooley.

“Como é que uma pessoa tão simpática entrou no mundo sórdido da política?”, questionou, de seguida, o jornalista. “As pessoas simpáticas vão para a política”, respondeu Jacinda Ardern, que tinha o seu marido, Clarke Gayford, ao seu lado.

O jornalista não ficou por aqui e chegou mesmo a perguntar quando é que o bebé vai nascer. “Há uma questão política muito importante que lhe quero fazer. Qual é a data exata para o nascimento do bebé?”, questionou Wooley, causando algum desconforto na entrevistada.

Depois, o jornalista insinuou que o bebé tinha sido concebido durante a campanha eleitoral. “Por que razão uma criança não deveria ser concebida durante a campanha para as eleições?”, interrogou Wooley. “As eleições já tinham terminado. Não que precisemos de entrar nesses detalhes”, rematou Ardern.

No final da entrevista, sucederam-se os comentários nas redes sociais que acusaram o jornalista australiano de ter feito uma entrevista “sexista”. A própria primeira-ministra neozelandesa decidiu comentar a sua presença no '60 Minutos', tentando desvalorizar as perguntas feitas por Wooley, mas manifestando, no entanto, surpresa pelas questões demasiado pessoais, como a data prevista para o nascimento do bebé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório