Novo sismo de 6,1 na Papua Nova-Guiné após abalo que causou 31 mortos
Um terramoto de magnitude 6 atingiu hoje o interior da Papua Nova-guiné, dois dias depois de um outro sismo de magnitude 7,6 ter provocado na mesma região avalanchas que causaram a morte de pelo menos 31 pessoas.
© iStock
Mundo USGS
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, situo o hipocentro do sismo a 10 quilómetros de profundidade e localizou-o a 90 quilómetros de Mendi, capital da província das Terras Altas do Sul.
Segundo as autoridades, pelo menos 13 pessoas morreram em Mendi, na sequência do primeiro abalo, e outras 18 terão perdido a vida nas regiões de Kutuku e Bosave.
Cerca de 300 pessoas ficaram feridas e há relatos de danos consideráveis em propriedades e infraestruturas.
O primeiro sismo, de 7,5 graus de magnitude, registou-se a uma profundidade de 35 quilómetros e com epicentro a uns 90 quilómetros a sul de Porgera, na província de Enga, segundo o USGS.
Ao terramoto sucederam-se várias réplicas de até 6,3 graus de magnitude.
O abalo obrigou a suspender os trabalhos na mina Ok Tedi e na exploração de gás de Hides, explorada pela multinacional ExxonMobil, como medida de precaução para avaliar os possíveis danos em instalações.
Os sismos são frequentes na Papua-Nova Guiné, território situado numa zona intitulada "cinturão do fogo" do Pacífico, onde estão localizadas placas tectónicas, fonte de atividade sísmica e vulcânica frequente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com