Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Primeiro-ministro eslovaco recusa remodelar governo ou antecipar eleições

O primeiro-ministro eslovaco Robert Fico rejeitou hoje remodelar o governo ou antecipar as eleições, conforme sugestão do Presidente da República, Andrej Kiska, para ultrapassar a crise política resultante do caso dos homicídios de um jornalista e da sua noiva.

Primeiro-ministro eslovaco recusa remodelar governo ou antecipar eleições
Notícias ao Minuto

20:34 - 04/03/18 por Lusa

Mundo Robert Fico

Robert Fico justificou a recusa com o facto de qualquer mudança no atual Governo teria de ser aprovada pela coligação tripartida e salientou que o Presidente, um adversário político, não se deve pronunciar sobre o caso.

Fico sublinhou que as propostas de Kiska, apresentadas no sábado, são contrárias ao resultado das eleições legislativas em 2016.

Rival do primeiro-ministro, Andrej Kiska sugeriu, no sábado, alterações no Governo de coligação, na sequência do assassínio do jornalista de investigação Jan Kuciak, de 27 anos, e da sua noiva.

O Presidente sustentou que as eleições deviam ser antecipadas por causa "da enorme" desconfiança dos eslovacos no Estado, considerando que se ultrapassou "a linha e as coisas foram longe de mais", pelo que "não há como voltar atrás".

A oposição referiu que o ministro do Interior, Robert Kalinak, devia demitir-se e, nos últimos dias, realizaram-se marchas de protesto em várias cidades eslovacas para protestar contra a morte de Jan Kuciak.

Na sua última investigação, não concluída, Kuciak abordava a influência da máfia italiana na Eslováquia, nomeadamente junto de pessoas próximas do primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório