Meteorologia

  • 02 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 31º

Dois mortos e um desaparecido em três avalanches nos Alpes franceses

Dois esquiadores, dos quais um belga, morreram hoje na sequência de duas avalanches ocorridas ao mesmo tempo nos Alpes franceses, estando desaparecido um caminhante suíço numa terceira, disseram hoje as autoridades locais.

Dois mortos e um desaparecido em três avalanches nos Alpes franceses
Notícias ao Minuto

21:17 - 04/03/18 por Lusa

Mundo Grenoble

Os dois esquiadores que morreram, cuja idade e sexo não foram revelados, foram apanhados por duas avalanchas que se produziram ao mesmo tempo cerca das 13:00 numa zona fora de pista em Vallorcines, a norte de Chamonix (Haute-Savoie).

O primeiro acidente aconteceu em Posettes, tendo a vítima sido reanimada no local e transportada para o hospital de Sallanches, onde viria a falecer horas mais tarde.

A segunda avalancha, que aconteceu poucos após a primeira na área vizinha de Rang, onde um grupo de esquiadores belgas seguiam acompanhados de um guia.

Um belga foi encontrado morto e outro ficou ferido nas costas depois de saltar as rochas.

Perto da fronteira suíça, em Samoëns, as equipas de socorro iniciaram as buscas de um caminhante suíço desaparecido cerca das 12:00, as quais tiveram de ser interrompidas posteriormente devido ao mau tempo.

O homem fazia o percurso numa zona escarpada situada a 1.800 metros acima do refúgio de Bostan acompanhado da mulher, que foi arrastada pela avalancha e foi socorrida com ferimentos ligeiros.

O casal, que não estava equipado com o detetor de vítimas de avalancha, foi apanhado por uma avalancha de "150 metros de largura e 200 metros de comprimento", disse a equipa de socorro, que este com uma equipa de 40 pessoas para tentar encontrar o desaparecido de cerca de 50 anos.

"Atualmente não podemos localizá-lo. Estamos pessimistas quanto ao prognóstico porque há cinco horas que está sob a neve", disse à AFP a prefeitura de Haute-Savoie, no final do dia.

Em Savoie, as equipas de socorro tentaram encontrar dois esquiadores de 47 e 49 anos desaparecidos em Planay, perto de Arêche-Beaufort.

Nas áreas vizinhas foram relatadas várias avalanchas. Nos Altos Alpes foram registados seis deslizamentos de neve, que não causaram vítimas, enquanto em Isère sete esquiadores, cinco dos quais ficaram feridos, foram apanhados por quatro avalanchas.

O ministro do Interior, Gerard Collomb, pediu, através da rede social Twitter, que "todos aqueles que praticam desportos de inverno tivessem a maior cautela".

"Seguir os conselhos das autoridades é essencial para não se colocar em perigo e não colocar em perigo as nossas equipas de resgate", disse o governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório