Ucrânia: Merkel espera relançar processo de paz após presidenciais russas
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que aguarda um relançamento dos acordos de Minsk após as presidências russas, numa referência ao processo de paz na Ucrânia que têm envolvido Berlim e Paris mas permanece num impasse há meses.
© Reuters
Mundo Chanceler
"Vamos ver após a eleição russa de domingo como poderemos dar um novo impulso ao processo para verdadeiros progressos no processo de Minsk", disse durante uma conferência de imprensa em Berlim e a poucos dias do escrutínio onde o atual Presidente Vladimir Putin surge como o grande favorito.
"Desde o primeiro dia da assinatura dos acordos de Minsk que espero a garantia de obter um cessar-fogo, é o primeiro objetivo", acrescentou.
Os acordos de Minsk, assinados em fevereiro de 2015 sob a égide de Paris e Berlim, nunca permitiram o fim do conflito, com a Rússia e os separatistas pró-russos por um lado, e o Governo da Ucrânia por outro, a emitirem contínuas acusações mútuas sobre a violação da trégua.
Kiev e os ocidentais também acusam a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes, mas que Moscovo tem desmentido.
A tentativa de formar uma missão de 'capacetes azuis' também fracassou, apesar do acordo de princípio entre as partes em conflitos e de diversos meses de negociações.
Interrogada sobre uma eventual suspensão das sanções aplicadas à Rússia, a chanceler sublinhou não ser um assunto que esteja na ordem do dia.
"Desejo que primeiro sejam concretizados avanços e apenas de seguida poderemos discutir a questão das sanções. Mas devem ser avanços significativos", disse.
O conflito entre o exército ucraniano e os separatistas provocou mais de 10.000 mortos desde o seu início, em abril de 2014.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com