Emirados Árabes Unidos concluem primeiro de quatro reatores nucleares
As autoridades dos Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje a conclusão do primeiro dos quatro reatores da central nuclear civil de Barakah, o que torna o emirado no primeiro Estado árabe a produzir energia atómica.
© Reuters
Mundo Abu Dhabi
O anúncio surgiu no decorrer de uma visita do Presidente sul-coreano Moon Jae-in e do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed ben Zayed, às instalações nucleares, noticiou a agência oficial dos Emirados WAM.
A central, com um custo estimado de 20 mil milhões de dólares, foi construída por um consórcio dirigida pela sul-coreana KEPCO.
Os Emirados Árabes Unidos tinham anunciado que o primeiro reator nuclear entraria em funcionamento em 2017, mas adiaram o arranque para 2018.
A Emirates Nuclear Energy Corporation, que supervisiona o programa nuclear do país, espera agora a aprovação da autoridade reguladora local para começar a explorar o primeiro reator.
O xeque Mohammed qualificou o momento como "histórico" para o setor da energia do seu país, que é rico em petróleo e gás, mas que tem feito um esforço nos últimos anos para diversificar as fontes de produção energética.
Até 2021, a energia nuclear e as energias renováveis - que contribuem apenas com uma pequena parte para o total da energia produzida - deverão representar cerca de 27% das necessidades totais dos Emirados Árabes Unidos.
O segundo reator de Barakah, a oeste de Abu Dhabi, está quase concluído (92% pronto), o terceiro está nos 81% e o quarto nos 66%, segundo a agência WAM.
Quando estiverem completamente operacionais, os quatro reatores vão produzir 5.600 megawatts de eletricidade, ou seja 25% das necessidades do país, indicou o ministro da energia dos Emirados.
Os Emirados pretendem obter metade da sua energia a partir de fontes que não o petróleo e o gás até 2050.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com