Rússia considera ataque à Síria "hooliganismo diplomático"
O representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU condenou o ataque e lamenta que tenha acontecido sem o aval daquele organismo.
© Reuters
Mundo Vassily Nebenzia
A Rússia condenou o ataque dos Estados Unidos, Reino Unido e França à Síria. Vassily Nebenzia, representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU referiu que "não houve um único civil residente" em Douma a confirmar o alegado ataque químico por parte do regime liderado por Bashar al-Assad.
Nebenzia realçou que os Aliados lançaram este ataque "sem consultarem a Rússia e o Conselho de Segurança da ONU" e com "total desrespeito pelo direito internacional".
"Trata-se hooliganismo diplomático. E não é um hooliganismo menor, pois falamos de potências nucleares", disse o representante russo, que acrescentou que "o que se vive nesta altura relembra os tempos do neocolonialismo".
A Rússia insiste que os "Estados Unidos estão a agravar a situação do povo sírio" e recordou alguns dos ataques que Washington fez no passado.
"Washington já tem uma grande responsabilidade pelo derramamento de sangue na Jugoslávia, no Iraque, na Líbia e no Afeganistão", afirmou
O diplomata russo apelou ao Reino Unido e a França para "não apoiarem os Estados Unidos" e não ajudarem a "desestabilizar ainda mais o Médio Oriente".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com