Tribunal chumba último recurso apresentado pela defesa de Lula da Silva
Ex-presidente está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril.
© REUTERS/Leonardo Benassatto
Mundo Brasil
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, esta quarta-feira, o último recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os desembargadores mantiveram a condenação de 12 anos e um mês de prisão, decretada no passado dia 24 de janeiro.
O ex-presidente brasileiro está detido desde o passado dia 7 de abril, depois de o juiz Sérgio Moro - que condenou Lula, em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão - ter decretado a sua prisão, menos de 24 horas depois de ter sido rejeitado o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente.
A defesa de Lula da Silva ainda pode apresentar alguns recursos no Supremo Tribunal Federal.
A grande incógnita agora é perceber até que ponto Lula da Silva - que lidera as sondagens, apesar de estar preso - irá ou não ser candidato às próximas eleições presidenciais, cuja primeira volta está marcada para outubro. De acordo, com a Lei da Ficha Limpa, Lula será inelegível, no entanto, o Partido dos Trabalhadores (PT) mantém o seu apoio à candidatura do ex-presidente.
Lula da Silva foi condenado pelos crimes de corrupção de lavagem de dinheiro. Alegadamente, terá recebido um triplex no Guarujá como suborno da construtora OAS. Lula da Silva nega as acusações e garante que o apartamento em causa nunca esteve, sequer, em seu nome.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com