Portugal parou, esta segunda-feira, para ver a equipa das quinas sofrer diante da Eslovénia, nos oitavos de final do Euro'2024. Diogo Costa foi o grande protagonista do desempate por grandes penalidades e calçou as 'luvas de ferro' que atrasaram o regresso dos lusos ao nosso país.
O 18.º dia do Europeu, ainda assim, começou com um outro jogo. França e Bélgica defrontaram-se na Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf, e, à semelhança do que aconteceu nos jogos anteriores desta fase, não houve espaço para o favoritismo. Apesar do início forte, os gauleses só conseguiram marcar aos 85 minutos, com um desvio do ex-Benfica Jan Vertonghen a ser 'letal' para o conjunto belga.
Portugal entrou em campo pouco depois e voltou a deparar-se com o tão temido bloco baixo que tem causado problemas ainda desde o período de jogos amigáveis. A primeira parte foi intensa, mas acabou sem golos, tal como a segunda, que assim tornou inevitável o prolongamento. Cristiano Ronaldo teve nos pés a possibilidade de resolver o jogo, através de uma grande penalidade, aos 105 minutos, mas não conseguiu converter. Em lágrimas, foi consolado pela restante equipa e o apoio foi determinante para voltar ao relvado.
Com o 0-0 a ser teimoso, restava encontrar o vencedor através da marca dos 11 metros. Aí, Diogo Costa foi 'dono e senhor'. O guarda-redes do FC Porto defendeu três remates, enquanto que Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva marcaram para Portugal. Estava 'carimbarada' a passagem aos 'quartos'.
Já fora dos relvados, vários jogadores de Portugal reagiram ao resultado. Cristiano Ronaldo confessou estar envolto num sentimento simultâneo de "tristeza e alegria", ainda que, na sua opinião, o grupo tenha merecido a vitória. Diogo Costa, emocionado, dedicou a exibição de luxo à família e sublinhou todo o trabalho que tem feito para se apresentar ao melhor nível neste torneio.
É já na próxima sexta-feira, dia 5 de julho, que Portugal volta a jogar. O Volksparkstadion, em Hamburgo, será o 'palco' do encontro que repete o duelo da final do Euro'2016, na qual os lusos foram felizes perante os gauleses.
Os jogos deste dia
Roménia-Países Baixos, 17h00 (Allianz Arena, Munique) - Sport TV1
Áustria-Turquia, 20h00 (Red Bull Arena, Leipzig) - RTP 1
Leia Também: Super Diogo Costa coloca Portugal nos 'quartos' do Euro'2024