O 19.º dia do Campeonato da Europa trouxe consigo o fecho do quadro de seleções apuradas para os quartos de final da competição. Sem grandes surpresas, mas com sustos, Países Baixos e Turquia asseguraram as duas últimas vagas.
Em Munique, a 'laranja mecânica' teve uma vitória folgada sobre uma das grandes surpresas nesta fase a eliminar. Donyell Malen foi a figura do encontro com dois golos, provocando uma grande maldade aos romenos que até tinha passado a fase de grupos no primeiro lugar.
Por Leipzig, a Turquia, que passou atrás de Portugal no grupo F, fez a festa diante da Áustria. Mas não foi uma tarefa fácil para os turcos, que perderam Orkun Kokçu para o duelo diante dos neerlandeses, uma vez que foi preciso suar diante da Áustria.
A passagem de Portugal aos quartos de final do Euro ainda foi notícia no dia de ontem. O encontro diante da Eslovénia foi o mais visto até agora, com uma audiência média de 3,5 milhões de espetadores, e gerou inúmeros comentários um pouco por toda a Europa.
No meio das lágrimas de Cristiano Ronaldo, que foram destaque na imprensa europeia, houve quem tivesse gozado com o capitão português. Foram muitos os comentários que se fizeram ao encontro de Portugal. Al Nassr, Sadio Mané, João Palhinha ou Neal Maupay foram alguns dos nomes que se colocaram ao lado de Cristiano Ronaldo. Mas existiram outros comentadores que criticaram o madeirense, acusando-o de ser prejudicial. E houve também medições cardíacas ao luso.
Diogo Costa também reagiu à sua exibição nas redes sociais, ele que entrou para a história dos Campeonatos Europeus. O FC Porto destacou a importância do seu jogador para o sonho da seleção nacional ainda se manter vivo e Rúben Dias até quis fazer um 'serviço especial' ao guarda-redes.
Entretanto, os quartos de final já começaram a ser jogados no bastidores. França, que não vai ter um jogador de peso diante das quinas, elogiou a "grande nação" que é Portugal. A comitiva nacional já começou a preparar este mesmo duelo, e em Espanha questionou-se a escassa utilização de João Félix e Gonçalo Ramos neste Europeu.
Numa perspetiva aos jogos que faltam neste Euro'2024, Jurgen Klopp definiu o seu favorito à vitória final em Berlim. Quem não poderá chegar lá é o já eliminado De Bruyne, que teve direito a uma resposta azeda de um jornalista que o próprio jogador belga tinha criticado.
O Euro'2024 tem agora dois dias de pausa, mas as seleções continuam com prego a fundo a preparar os quartos de final. A seleção nacional tem uma sessão de treino no dia de hoje, e haverá também um jogador a falar aos jornalistas depois de um dia sem agenda media.
A agenda da seleção nacional para esta quarta-feira (horário de Portugal Continental)
Treino: 17h00
Conferência de imprensa: 16h00
Leia Também: As imagens do 19.º dia do Euro'2024: Passeio neerlandês e muitas lágrimas