O Euro'2024 voltou a entrar em 'período de reflexão'. Depois dos dois últimos jogos dos quartos de final, que ditaram as passagens de Inglaterra e Países Baixos e a eliminação de Suíça e Turquia, eis que os adeptos do torneio terão de esperar uns dias para voltarem a viver as emoções do melhor futebol europeu.
Este domingo, em Portugal, continuou a falar-se do que a equipa das quinas fez em campo, com particular destaque para João Félix. O avançado português falhou o penálti decisivo diante da França e assim pôs um 'ponto final' na participação no torneio, momento infeliz que continua a ser difícil de perdoar por algumas pessoas.
Nas redes sociais, por exemplo, tornou-se viral um vídeo em que um boneco de tamanho real do ex-Benfica teve... a 'cabeça' arrancada. As imagens chocaram em Espanha, onde Félix tem atuado nas últimas épocas, e a imprensa desportiva deste país 'ecoou' o que tem sido dito.
A contrastar com as críticas de muitos está a proteção de tantos outros. Durante o dia, várias foram as pessoas ligadas ao mundo do futebol que deixaram mensagens em defesa de João Félix, como é o caso de Pablo Gaví, com quem João Félix partilhou balneário no Barcelona na última temporada. "Sempre contigo, irmão", escreveu a estrela dos catalães.
João Cancelo e Rafael Leão, ambos colegas de Félix na seleção nacional, deixaram mensagens de apoio nas redes sociais. Se o primeiro partilhou uma fotografia do avançado com a frase "sempre contigo, meu puto", o segundo optou por acrescentar a palavra "juntos".
Também Rui Vitória, ex-treinador do Benfica, saiu em defesa do atleta que está debaixo de todas as atenções. "É fundamental que o apoio seja total, que nem se fale muito no João Félix, porque ele representou cerca de 10 milhões de portugueses, representou uma equipa", fez notar, em declarações aos jornalistas na Ibercup.
Igualmente em língua portuguesa, Artur Soares Dias falou sobre a sua participação no Euro'2024. O único árbitro luso a ajuizar no torneio comparou o campeonato da Europa ao 'Big Brother': "Há nomeações em tudo. Fui nomeado para vir embora também, há nomeações para jogos e para vir embora. Calharam-me três nomeações para ficar e uma para vir embora".
A competição volta aos relvados na terça-feira, com Espanha e França num duelo por um lugar na final. Um dia depois, Países Baixos e Inglaterra fazem exatamente o mesmo.
Leia Também: Artur Soares Dias: "Europeu? É um Big Brother, tem nomeações e tudo"