Saiba quem são os 5 reclusos que escaparam da prisão de Vale de Judeus

Tiveram ajuda do exterior para fugir do estabelecimento prisional em Alcoentre.

Notícia

© SNCGP/Facebook

Notícias ao Minuto com Lusa
07/09/2024 16:03 ‧ 07/09/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Prisões

Cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, e o alerta foi dado este sábado, por volta do meio dia.

 

O Notícias ao Minuto ficou a conhecer as identidades dos cinco fugitivos, que tiveram ajuda do exterior para escapar da cadeia de alta segurança.

Um deles, chamado Fábio Santos Loureiro, é conhecido pelas alcunhas 'Terror do Algarve' e 'Fábio Cigano'. Tem 33 anos, é natural de Lagoa e foi condenado por vários crimes, entre eles associação criminosa, furto qualificado, tráfico, extorsão e branqueamento de capitais, a 25 anos de prisão. Entrou no Vale de Judeus a 28 de março de 2023, transferido do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz (Grândola).

Outro dos fugitivos é Fernando Ribeiro Ferreira, de 60 anos, natural de Tarouca, distrito de Viseu. Foi condenado por tráfico de droga e "outros ilícitos", "liderava um grupo organizado e violento" que operava no Centro e ingressou na cadeia de Alcoentre em 2020, transferido do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira. Cumpre uma pena de prisão de 25 anos.

Desta lista de reclusos constam também três cidadãos estrangeiros, entre eles um argentino, chamado Rodolf José Lohrmann, de 59 anos, condenado por associação criminosa, furto e falsificação. Foi condenado a 18 anos e 10 meses de prisão e deu entrada na prisão de Alcoentre a 6 de março de 2024, transferido da prisão do Monsanto.

Há ainda um recluso oriundo do Reino Unido, chamado Mark Cameron Roscaleer, com 35 anos, condenado por roubo e sequestro. Deu entrada em Vale de Judeus a 12 de agosto de 2020, transferido do Estabelecimento Prisional do Monsanto, e cumpre uma pena de nove anos.

Finalmente, a lista de fugitivos é completada pelo georgiano Shergili Farjiani, de 40 anos, condenado por furto qualificado e "violência depois da subtração". Deu entrada naquele estabelecimento prisional a 8 de fevereiro de 2021, transferido do Estabelecimento Prisional do Porto, e cumpre uma pena de sete anos.

Notícias ao Minuto© SNCGP/Facebook  

Uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10h00 "com ajuda externa através do lançamento de um escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior", refere a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

"Conforme o protocolo, foram feitas imediatamente comunicações devidas aos órgãos de política criminal com vista à recaptura dos evadidos", acrescenta o comunicado.

Leia Também: Reclusos tiveram ajuda 'de fora'. Foi "lançada" escada e muro "escalado"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas