Quer acolher em sua casa um estudante estrangeiro? Eis a oportunidade
A iniciativa é da Associação Intercultura AFS Portugal. O papel da família de acolhimento é o de ajudar os jovens estudantes a integrarem-se na escola e na comunidade envolvente.
© Getty Images
País Voluntariado
Com o objetivo de promover a partilha e a troca de novas referências culturais, a Associação Intercultura AFS Portugal está a promover, mais uma vez, uma iniciativa que envolve famílias portuguesas e estudantes estrangeiros.
Os jovens que se candidataram a estudar em Portugal com uma família de acolhimento são de mais de 20 nacionalidades, têm entre 15 e 18 anos e frequentam o Ensino Secundário. O papel das famílias que irão acolher estes estudantes será o de ajudá-los a integrarem-se na comunidade, sem descurar os estudos.
Quanto às famílias que se podem candidatar “não têm de pertencer a nenhum modelo familiar tradicional”, podendo, por isso, “ser famílias com filhos, sem filhos, adultos independentes ou famílias monoparentais, de diferentes idades, géneros e composições”.
Em comunicado enviado às redações é dado a conhecer o caso de uma família de Paredes, no Porto, que já com os filhos criados e a viver fora de sua casa, decidiram acolher um estudante russo. O jovem, de 16 anos, contam Fátima e Gastão, adaptou-se bem a eles e ao país: “Ele tem muitos amigos (…) com quem sai de vez em quando para ir ao cinema ou fazer outros programas”.
Fátima e Gastão na companhia do jovem estudante que acolheram em sua casa© Associação Intercultura AFS Portugal
Quanto à experiência dizem ser “incrível sob o ponto de vista humano, social, cultural e até emocional”.
“Recomendo vivamente este intercâmbio, é uma riqueza maravilhosa”, diz o casal.
As famílias que quiserem acolher estudantes estrangeiros devem consultar o site e o blogue da Associação Intercultura AFS Portugal para poderem proceder à inscrição.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com