Quase 20 mil professores vão perder o salário em Setembro

A Associação Nacional de Professores Contratados (ANPC) está a prever uma enchente de pelo menos 19 mil docentes em Setembro nos Centros de Emprego, avança hoje o Diário de Notícias. Em causa está o facto destes professores terminarem este mês os contratos, pelo que no próximo vão meter os papéis para o subsídio de desemprego.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
25/08/2013 09:42 ‧ 25/08/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Educação

Contas avançadas este domingo ao Diário de Notícias (DN) pela ANPC indicam que em Setembro os centros de emprego vão receber uma enchente “sem precedentes” de professores que a partir do dia 3 do próximo mês vão ser obrigados a meter os papéis para o subsídio de desemprego.

Isto acontece porque, e pela primeira vez, o Ministério da Educação, informou, através de circular, que não serão contratados professores na sequência dos concursos para necessidades transitórias das escolas, que terminam no final deste mês.

Assim sendo e tendo em conta que foram mais de 45 mil os docentes que concorreram a uma vaga nos concursos, César Israel Paulo, da ANPC, prevê que “destes, pelo menos 19 mil estiveram a leccionar este ano”, pelo que o seu vínculo termina no final de Agosto.

Contudo, acrescenta o dirigente sindical, mesmo que venham a conseguir a contratação ficarão pelo menos sem parte do vencimento do mês de Setembro. A solução será, portanto, o recurso aos centros de emprego.

O DN recorda que, o Ministério da Educação adiou o recrutamento de contratados para colocações “cíclicas”, que acontecem a partir da primeira semana do próximo mês, para dar prioridade à colocação de docentes em situação de horário zero.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas