Em vez de prevenir, Estado gasta quádruplo a remediar

O Estado tem em vista gastar 79% do dinheiro atribuído no combate aos incêndios e apenas 21% na prevenção. Em causa estão 75 milhões de euros que deverão ser gastos para dominar as chamas, e apenas 20 milhões que serão aplicados para tomar as devidas precauções, avança o jornal Público desta segunda-feira.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
26/08/2013 07:55 ‧ 26/08/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Incêndios

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) pensa gastar, este ano, 74 milhões de euros no combate aos incêndios, um número bastante superior aos 20 milhões de euros que o Ministério da Agricultura e do Mar deverá aplicar na prevenção estrutural.

Feitas as contas, remediar vai equivaler a uma parcela de 79% do dinheiro destinado a estas catástrofes,  enquanto para prevenir só se utilizarão 21%.

Este número é semelhante ao de 2012, sendo que o dispositivo de combate aos incêndios custou, naquele ano, 75 milhões de euros ao Executivo e a prevenção apenas 25 milhões.

Ouvidos pelo jornal Público, especialistas na área explicaram que a aposta na prevenção iria permitir a diminuição da despesa e o aumento da eficácia dos dispositivos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas